segunda-feira, novembro 20, 2006

JUSTIÇAS

A acusação contra José Veiga, por alegada «burla qualificada e infidelidade de negócio» cometidas na qualidade de empresário HÁ SEIS ANOS - quando da contratação de João Pinto pelo Sporting -, vem demonstrar que, em Portugal, mais perigoso que cometer um crime económico ou contra a verdade desportiva é enfrentar o Sistema.
Espera-se agora que Veiga, confrontado pela justiça, abra a boca.

Entretanto o processo do Apito de Gondomar seguiu para a fase de instrução.
A instrução vai agora confirmar ou invalidar a acusação que impende sobre Valentim Loureiro, suspeito da prática de 26 crimes de corrupção activa sob a forma de cumplicidade e de dois crimes dolosos de prevaricação.
O vice-presidente de Loureiro é acusado de 47 crimes — 26 dolosos de corrupção activa e 21 crimes dolosos de corrupção desportiva activa.

O vereador Joaquim Manuel de Castro Neves é acusado de 19 crimes dolosos de corrupção desportiva activa e o ex-presidente do Conselho de Arbitragem José António Pinto de Sousa é acusado de 26 crimes dolosos de corrupção passiva para acto ilícito.


Para além da dedução das acusações relativas a Gondomar, foram extraídas 81 certidões relativas a factos no âmbito deste processo que reportam a outras comarcas.

(Sobre este assunto ver post A PINTO DOURADO